A Vingança de Nikola Tesla

Publicado: agosto 16, 2011 em Uncategorized

Do The Economist

Transporte: O esforço da indústria automobilísticas para reduzir sua dependência de elementos raros levou a um revival de um tipo antiquado de motor elétrico

Baratos, pequenos e poderosos, motores e geradores de energia com ímãs permanentes viabilizaram turbinas de vento e veículos elétricos. Em eficiência, economia energética e autonomia já fazem  carros elétricos como o Tesla Roadster superarem os convencionais. O nome do carro é homenagem ao grande (e pouco conhecido) inventor.

 

Motor Diferente

 Mais baratos, menores e mais poderosos que os motores eletromagnéticos, motores com ímãs-magnéticos tornaram modernas turbinas de vento, solar e veículos elétricos viáveis. O metal Neodímio é o ingrediente chave para  super-ímãs permanentemente magnéticos. De símbolo químico Nd e de número atômico 60, o Neodímio é um terra-rara e divide atenção de países industriais com outros elementos, como o Nióbio. Abaixo vídeo-reportagem-supérfulo sobre interesse americano estratégico em riquezas brasileiras:

 

Sem caixa de câmbio

Entretanto a última grande construtora automobilística a buscar uma alternativa ao uso de terra-raras é a Toyota.  A maior montadora do mundo relatou ter encontrado uma solução para não usar o neodímio com o ‘Motor de Indução de Corrente Alternada’  (AC). Patenteado por Nikola Tesla em 1888, a incrível potência do motor de indução elimina a necessidade de uma caixa de câmbio convencional. O resultado é um motor mais leve, compacto e eficiente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s